Rebranding: como transformei a marca do restaurante Shinkō
Compartilhe
Em 2022 recebi a missão de repaginar a marca do Shinkō, restaurante japonês localizado em São José do Rio Preto (SP). Embora novo, o restaurante já era considerado tradicional na cidade, chamando atenção pelos sabores e preparos únicos de cada peça oferecida aos seus clientes.
Com o sucesso, chegou a hora de crescer, e o restaurante que antes ficava nos fundos de um espaço pequeno, passaria a atender no bairro mais charmoso da cidade, a Redentora. Era preciso dar um tapa no visual, não é mesmo? Era hora de evoluir!
Fiquei muito honrado em ser chamado para realizar o rebranding do Shinkō. O desafio era enorme! Além de redesenhar o logotipo, eu seria responsável por toda comunicação gráfica do restaurante, incluindo os papéis de parede, cardápio, decorações, enfim, inúmeros detalhes passariam pela ponta do meu lápis. Mãos a obra!
Como foi o processo de rebranding
Uma coisa é fato: Shinkō serve os melhores pratos da culinária japonesa em São José do Rio Preto. Desde sua fundação, sua presença visual permaneceu inalterada. Por isso, redesenhei a identidade da marca para conectar com o novo local e os novos clientes. Era necessário conectar o novo espaço, a nova filosofia e o novo cardápio ao resultado final.
Para isso, era imprescendível ter a liberdade criativa para expressar minha visão para o restaurante. Realizei a reunião de briefing com a direção do restaurante, para conhecer a suas preferências sobre a nova marca. Neste momento, gosto de saber e conhecer TODOS os detalhes possíveis: cores favoritas, paletas, combinações, referências (MUITAS referências) e tudo mais... A combinação disso tudo me levou a fazer os primeiros rabiscos e rascunhos.
Sugeri desenhar algo que retrate positividade, modernidade e um pouco de sofisticação, que condizem com o novo momento e os pratos produzidos.
Com o desejo de se destacar como um dos melhores restaurantes orientais e em franca ascensão, a nova identidade de marca do Shinkō tem uma variedade de possibilidades para se envolver com os clientes.
Novo logotipo Shinko: chegando ao resultado
O novo logotipo apresenta dois elementos principais: a letra "S", formada pelo o símbolo-monograma 'Shinko', com detalhe para dois peixes formando a letra "S"; e o rashi, item indispensável na culinária japonesa, que desenhamos com a letra “K”.
A cor vermelha foi escolhida, a princípio, para destacar o logotipo e enfatizar a energia da marca. Mas as aplicações podem ser feitas em qualquer cor da nova paleta oficial. Além disso, as letras foram desenhados de forma a criar uma sensação moderna, mas ao mesmo tempo tradicional, exatamente como foi-me solicitado durante o briefing.
Com esse novo logotipo, o restaurante Shinkō espera se posicionar com mais autoridade na cidade, transmitir sua essência por meio de uma comunicação despojada. É uma forma de destacar a marca e trazer novas experiências gastronômicas aos apaixonados por culinária japonesa.
Com vocês, o tão aguardado resultado!